Deus está cuidando de tudo

A ansiedade é um mal antigo que assola a sociedade e até na bíblia encontramos personagens que sofreram desse mal, como Davi, Elias, Jonas, dentre outros. Neste artigo quero falar sobre este assunto e mostrar para você que Deus está cuidando de tudo.

Apesar de ser um fator psicológico, a ansiedade nos traz sintomas físicos, muitas vezes confundidos com doenças graves, como palpitações cardíacas, dores no peito, falta de ar, tontura, etc., sendo também a porta de entrada para a depressão.

E, assim como os sintomas, os fatores que desencadeiam uma crise de ansiedade também são os mais variados: estresse, preocupação e medo estão entre os mais comuns. Mas no meu entendimento, qualquer situação que foge ao nosso controle pode nos fazer mergulhar no tormento da ansiedade.

E como cristãos, de que forma devemos reagir em meio a circunstâncias que nos afligem? Aquilo que não está em nossas mãos resolver, está nas mãos de quem? O que foge inteiramente ao nosso controle, quem controla?

Entregue tudo nas mãos de Deus

Deixar aquilo que está além do nosso alcance nas mãos de Deus é um exercício diário na vida do crente. E não é fácil. Exige disciplinar a própria mente, oração contínua, imersão na palavra de Deus e, acima de tudo, muita fé. Exige depositar toda a confiança num Deus que não vemos mas que acreditamos (por meio da fé) que possui o controle sobre absolutamente tudo que nos diz respeito.

Em Lucas 12:25-26 Jesus nos fala: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?”

Entregar aquilo que nos preocupa nas mãos de Deus nos tira um fardo dos ombros que muitas vezes nem percebemos que estamos carregando mas que aos poucos nos tira a paz, e prejudica nossa saúde espiritual e física. Portanto, faz parte de uma vida cristã saudável esperar, compreender e aceitar o fluir da perfeita vontade de Deus.

Quando entendemos e aceitamos tal princípio nós não eliminamos nossas preocupações diárias, porém nosso coração se torna mais leve porque o ensinamos a descansar no Senhor e a confiar nos Seus propósitos.

Então, “lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês!” 1ª Pedro 5:7.

Andrea Neves
Andrea Neves

Andrea Cristina de Macedo Neves serve na Igreja Evangélica Congregacional Central de Niterói desde 2002.

Igreja Congregacional Central de Niterói
Logo